top of page

Gravidez e Atividade Física

​

Dentre muitas dúvidas, essa questão é uma das mais freqüentes entre as mulheres que estão prestes a se tornarem mãe, engravidei e agora?

Posso continuar a me exercitar, ou posso iniciar uma atividade física?

​

A resposta é sim, pode e deve!

Diversos estudos realizados recentemente, revelam que o exercício físico regular, trouxe benefícios para a saúde da mãe e do bebê. Durante a gestação o corpo da mulher sofre diversas alterações em todos os sistemas do corpo humano. Como por exemplo, na postura, alteraçoes hormonais, dentre outras, tudo com o objetivo de proporcionar um ambiente ideal para o feto se desenvolver adequadamente. Praticar atividade física como: Pilates, Yoga, hidroginástica ou uma simples caminhada, auxiliam na adequação da nova postura corporal , que está alterada por causa da gestação.

​

Essas atividades diminuem muito as dores musculares, principalmente na região lombar, ajudam a mamãe a manter a forma e não engordar além do esperado; permite um ganho de flexibilidade e força muscular para  um parto normal, pois  existem exercícios específicos para a região pélvica, que auxiliam e preparam o corpo da mulher para um trabalho de parto mais ativo; também ajuda a reduzir os inchaços tão incômodos nos membros inferiores, pois aumenta a circulação corporal, além de trazer um bem-estar geral e contribuir para um equilíbrio emocional, fazendo com que a gestante se torne mais autoconfiante nessa fase!

​

O bebê também é beneficiado com essas práticas regulares. Estudos mostraram que mulheres que praticaram atividade física durante a gestação, diminuíram o risco do nenê nascer com sobrepeso, se comparadas com mulheres que não praticaram atividade física, no mesmo período gestacional.

​

A atividade física realizada antes, durante e após a gravidez, pode contribuir para a prevenção e tratamento de algumas condições clínicas como a pré-eclâmpsia, incontinência urinária, hipertensão arterial, diabetes gestacional e diabetes tipo II bem como na prevenção do parto pré-termo, ou seja, parto prematuro.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados. Os exercícios precisam ser de leves a moderados;se a mulher já praticava atividade física antes de engravidar, deve diminuir seu ritmo de treinamento, e é importante a liberação do médico e a orientação de um profissional qualificado.

​

Portanto, pratique atividade física durante os 9 meses da sua gestação, porém consulte seu(a) ginecologista e procure um fisioterapeuta qualificado, para orientar quais exercícios você deve fazer em cada fase da sua gravidez e com qual objetivo, sem correr riscos e realizá-los com total segurança.

​

Assim, você terá uma gestação saudável e feliz!

bottom of page